top of page
FÓRMULAS PARA AJUSTAR O SANGUE

   São fórmulas com combinações estratégicas capazes de ajustar ou retificar o sangue e tratam doenças de sangue.

Classificação das doenças:

1. Insuficiência do sangue. Onde se deve tonificar o sangue.

2. Estase sanguínea. Temos que mover o sangue e desintegrar os nódulos da estagnação.

3. Hemorragia. Devemos estancar o derramamento de sangue.

Classificação das fórmulas:

1. Fórmulas para mover o sangue e desfazer estase sanguínea são usadas para tratar estase sanguínea e obstrução dos vasos sanguíneos.

2. Fórmulas para estancar hemorragia são usadas para tratar hemorragia ou cessar derramamento de sangue.

Precauções:

1. Manter equilíbrio entre tratamento de mover sangue e desintegrar estase sanguínea e tratamento de estancar hemorragia.

2. Diferenciar corretamente se a doença é de síndrome de frio ou calor, de síndrome de insuficiência ou excesso.

3. Como o Qi é o comandante do sangue, deve-se aplicar adequadamente as ervas capazes de mover o Qi e tonificar ou suplementar o Qi em simultaneidade com aplicação das ervas tonificantes ao sangue. Por este motivo, existem métodos de mover o qi para eliminar estase sanguínea, suplementar o Qi para mover o sangue e desobstruir canais e suplementa o Qi para confinar o sangue, etc.

4. É preciso ter muita cautela ao aplicar estas fórmulas em caso de atender pacientes gestantes ou com menorragia.

Obs: O pulso da estagnação do sangue normalmente se apresenta como áspero e oco. A língua é arroxeada podendo apresentar pontos avermelhados em casos graves ou crônicos devido à insuficiência ou consumo do yin.

1. MOVER O SANGUE E DESINTEGRAR ESTASE SANGUÍNEA

 

a) Xue Fu Zhu Yu Tang - mover o sangue e desintegrar estase sanguínea, mover o qi e acalmar a dor. É aplicada para tratar estase sanguínea na cavidade torácica que dificulta a circulação do sangue.

   Apresenta dor torácica e dor de cabeça, dor hipocôndrica. Essas dores são crônicas e persistentes de tipo picada e de local fixo com língua vermelha escura com equimose na borda da língua, lábios escuros, pulso áspero ou em corda e tenso com facilidade de ficar raivoso e nervoso ou com ansiedade e insônia com calor e inquietação interna, calor de maré durante a noite, palpitação cardíaca e taquicardia, regurgitação com soluço.

   * É proibido aplicar em pacientes gestantes ou pacientes cuja estase sanguínea não está bem confirmada.

b) Shi Xiao San - desintegra nódulos e acalma a dor. É usada para tratar estase sanguínea e estagnação de sangue com manifestações de dor intensa no tórax e abdômen ou dor no baixo abdômen por retenção de líquidos ou menstruação irregular.

   É sempre indicada para tratar angina cardíaca, gravides ectópica quando sejam causadas por estase sanguínea.

   * Não usar em gestantes nem a pacientes com o eixo baço-estômago muito fraco.

​c) Bu Yang Huan Wu Tang - suplementa o qi e move o sangue desobstruindo os canais.

   É usada para tratar doença provocada por fraqueza em propulsionar o sangue devido a deficiência do qi que causa estase sanguínea e obstrução dos canais e consequentemente falência de nutrição aos tendões e vasos sanguíneos.

   Apresenta manifestações como hemiparesia, paralisia facial com boca e olhos tortos, disfasia com corrimento de baba nos cantos de boca ou frequência urinária, enurese.

Língua: escura sem vitalidade com saburra branca.

Pulso: fino e fraco ou lento e fraco.

d) Sheng Hua Tang - move o sangue e desfaz estase sanguínea, aquece canais e anestesia a dor.

   É usada para tratar insuficiência do sangue pós-parto e estagnação do sangue devido ao congelamento de frio com manifestação de retenção de líquido, sensação fria e dor no baixo ventre.

   Esta fórmula é usada para tratar estase sanguínea associadas ao congelamento por frio como retenção total ou parcial de placenta ou dor constante por contração uterina pós-parto.

   * É proibida usar para caso de estase sanguínea ou estagnação de sangue quando esteja associada ao calor no sangue.

e) Wen Jing Tang - aquece canais e expelir frio, desintegra estase sanguínea e nutre o sangue.

   Usada para tratar doença provocada por insuficiência e frio nos canais Chong Mai (canal penetrador) e Ren Mai (Vaso concepção) e obstrução vascular devido à existência de estase sanguínea com principais manifestações de : incontinência de leucorreia ou sangue menstrual, menstruação irregular com atraso/adiantamento ou hemorragia constante ultrapassando a data prevista, menstruação com meses alternados, febre noturna associada ao calor no centro das palmas com boca e lábios sexos, podendo aparecer infecundação após muitos anos de casamento.

   É aplicada para tratar hemorragia uterina, inflamação pélvica crônica quando estejam caracterizadas por síndrome de insuficiência e frio no canal chong (penetrador) e ren (concepção) associada à estase sanguínea e calor associado ao Yin falso em simultaneidade.

f) Tao He Cheng Qi Tang - move o sangue e desintegra estase sanguínea, promover defecação e desobstrui canais.

   Usada para tratar acumulação do calor no aquecedor inferior devido à combinação entre o calor e o sangue estagnado com características de incômodo de plenitude dolorosa no baixo ventre rejeitando palpação na mesma região acompanhada de oligúria e em caso grave aparece agitação emocional acompanhada de delírios com manifestações alienadas, febre noturna.

   Em caso de mulher pode ter amenorreia e dismenorreia devido à estase sanguínea.

Pulso: profundo, cheio e áspero.

   É preciso eliminar síndrome superficial caso exista para posteriormente tratar estase sanguínea.

   * Não usar em gestantes pela ação violenta das ervas.

2. ESTANCAR HEMORRAGIA

   Estas fórmulas são usadas para estancar todo o tipo de hemorragia, tais como: hematêmese, hemoptise, epistaxe, menorragia, metrorragia, melena, etc.

a) Xiao Ji Yin Zi - refrescar o sangue e estancar hemorragia, favorecer diurese e desobstruir o canal urinário.

   É usada para tratar calor produzido por estase sanguínea no aquecedor inferior caracterizado por hematúria ou estrangúria sanguínea, isto é,sangue na urina associada à frequência e ardência urinárias.

Língua: vermelha.

Pulso: rápido

   * É inconveniente usar em casos de insuficiência da energia vital por ter adoecido por longo tempo e estar com hematúria.

b) Jiao Ai Tang - nutrir o sangue e regular menstruação, dar conforto ao feto, estancar hemorragia menstrual ou cessar corrimento.

   É usada para tratar lesão sofrida no canal Chong  (penetrador) e Ren (concepção) devido à insuficiência do organismo cujas manifestações consistem em: hemorragia uterina com excesso do sangue menstrual por duração e  por quantidade podendo ser de hemorragia constante (metrorragia)  pós-parto ou hemorragia durante gestação associada  à dor abdominal.

   *Não usar para tratar metrorragia, hemorragia uterina, ou hemorragia gestacional que sejam identificadas como síndrome de calor com vento no sangue.

c)  Ke Xue Fang  - eliminar fogo e transformar mucosidade, adstringir o Qi pulmonar para cessar tosse.

   Aplica-se para dominar o fogo hepático que agride o pulmão. O tópico da síndrome consiste em: tosse com expectoração grossa misturada a sangue de difícil expectoração, ansiedade com fácil tendência a raiva, dor de picada na região tóraco hipocôndrica, rubor malar, prisão de ventre.

Língua: vermelha com saburra amarela.

Pulso: em corda e rápido.

d)  Huai Hua San  - depurar intestinos e estancar hemorragia, expulsar o vento intestinal e conduzir o Qi para baixo.

   É aplicada para hemorragia fecal devido à lesão de mucosa causada por vento quente e hemorragia fecal por acumulação do calor úmido no estômago ou intestino.

   O tópico da síndrome consiste em: hemorragia antes ou depois da defecação, ou com sangue misturado às fezes. Também pode ser hemorragia por hemorroidas seja de cor vermelha viva ou escura.

   * Não usar por tempo prolongado pela sua natureza fria e fresca.

   * Não usar em caso de insuficiência do Qi ou insuficiência do Yin.

" Consulte sempre um especialista em fitoterapia chinesa"

 

1.Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado. 

2.Imagens meramente ilustrativas. 
3.Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem utilizar o produto. 
4.Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o fitoterapeuta. 
5.Não use o produto com o prazo de validade vencido. 
6.Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o produto se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. 
7.Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. 
8.Este produto não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação de um fitoterapeuta. 
9.Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta. 
10.Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação do fitoterapeuta. 
11.O uso do produto durante o período de amamentação também não é recomendado. 
12."SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O FITOTERAPEUTA DEVERÁ SER CONSULTADO".

bottom of page